Saude mental nas organizações

13/11/2020 | Escrito por Cleila Elvira Lyra
Voltar ao topo

Saude mental nas organizações

Observamos que se fazia necessário um olhar mais humanizado em muitas organizações. Queixas de burn out, depressão eram frequentes, mas eram as novas condições de trabalho, contra as quais nada se podia fazer. A condição andava no seu limite de sustentabilidade. Mas, aparece uma pandemia que expõe ainda mais essa disputa entre vida pessoal e vida profissional, elevando o tensionamento, por exemplo entre homeoffice e privacidade, novas tecnologias e gerenciamento remoto, tarefas domésticas e educação de filhos, gestão do tempo e novos papéis. A Saúde Mental entrou em evidência, mas o continuum doença-saúde é consequência de um amplo conjunto de fatores, sistêmico, envolvendo ser, trabalho e família.  

Psicólogos clínicos, são qualificados para atender estes casos. Mas os psicólogos organizacionais com abordagens mais profundas enquanto Coaches Profissionais, ou Counselors, também podem responder com qualidade, a demanda, porque conhecem bem o ambiente organizacional e sua cultura.

O processo de Coaching com seu foco primordial nas soft skills, pode influenciar nesse sistema. Do conhecido CHA das competências, no cenário de pandemia, muitos Conhecimentos (Hard skills) foram deslocados e substituídos, porem tem sido no campo das soft skills (Habilidades e Atitudes), onde está se travando a maior batalha. Quando falamos em Atitudes, falamos da disposição do Ser perante a vida, dimensão esta, mais cobrada na pandemia. Percebe-se que quanto menos estruturadas estavam estas soft skills, mais entraram em desgaste e o ser humano em pânico.

Convém lembrar que Saúde Mental demanda espaço para o Ser, o fortalecimento da autoestima precisa ser trabalhado em paralelo à sua integração com a equipe e a organização.   

O Coaching Profissional, pode ser uma alternativa como processo facilitador individual e de equipes, que perderam repentinamente seus scripts bem desenhados e habituais, no sentido de apoiar a restauração da autoconfiança, da racionalidade e da serenidade.

Nota. Se esta abordagem faz sentido para você, veja mais no livro Psicologia, Coaching, Fronteiras. Indagações Impertinentes. #brazilpublishing

https://www.linkedin.com/pulse/sa%25C3%25BAde-mental-nas-organiza%25C3%25A7%25C3%25B5es-consultoria-organizacional/?trackingId=N%2FUJX0IlSUudr71KZtEzoQ%3D%3D